Foi realizada na tarde desta quarta-feira, dia 17/06, o julgamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a exigência do diploma para os jornalistas. Por 8 votos a 1, essa obrigatoriedade foi abolida.
O ministro Marco Mello, foi o uníco que votou a favor do diploma. Na opinião dele, a imprensa, sem a exigência de um curso superior para os jornalistas, será formada tanto por pessoas graduadas em faculdades, quanto para as pessoas formadas apenas em ensino fundamental.
Leia mais sobre o voto do ministro aqui.
De certa forma, eu concordo com Marcos Mello. Na minha opinião qualquer pessoa que trabalha no meio da comunicação, precisa ser bem preparada, pois é um trabalho que envolve centenas, milhares e até milhões de pessoas. Não que eu seja contra algum tipo de liberdade de expreção (como afirmou o ministro Gilmar Mendes), mas é um desrrespeito tanto com o ouvinte quanto para o jornalista formado, alguém trabalhar sem diploma no meio da comunicação.
Os ministros que votaram contra a exigência do diploma foram Gilmar Mendes, Carlos Ayres Britto, Celso de Mello, Eros Grau, Cezar Peluso, Ricardo Lewandowski, e as ministras Cármen Lúcia Antunes Rocha e Ellen Gracie.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário